sábado, agosto 16, 2008

Inclusão Digital em Colégio de Taguatinga

O colégio CEF 14 de Taguatinga Norte recebeu no mês passado dez computadores do GDF pelo projeto Escola Integral, que promove a inclusão digital em escolas públicas. Tanto para alunos e professores, quanto para a direção, à utilização dos computadores com banda larga irá aumentar a qualidade do ensino e do aprendizado.

O CEF 14 não começou a utilizar os computadores e todos ainda estão na caixa, pois o colégio espera que o GDF mande técnicos instalarem o mais rápido possível, mas adianta que serão utilizados para ajudar os alunos em trabalhos e instruí-los a usar a internet de forma correta. Para a diretora Edriene Andrade Campina, os computadores serão muito úteis no complemento das disciplinas, por se tratar de computadores modernos, com acesso à internet banda larga e terem instalados softwares avançados. “Já recebemos doações de computadores, mas por serem ultrapassados nem utilizamos e foram devolvidos.” Completa a diretora.

Além do projeto Escola Integral, o CEF 14 é conveniado ao DF Digital, que oferece cursos grátis de informática para alunos de colégios públicos, porém são poucos os alunos do CEF 14 que participam por causa das aulas serem no CEMEIT (Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga), por considerarem os computadores muito ultrapassados e também pela maioria não morarem em Taguatinga.

Perguntado sobre o conhecimento da chegada dos computadores, os alunos responderam: “Não fomos informados sobre a chegada de novos computadores” diz o aluno David Gaspar da 6ª série. “Nós ficamos sabendo por que procuramos saber, mas foi meio que por acaso” dizem as alunas da 8ª série, Thaís di Lúcia e Raylla Alves. ”Minha professora avisou para minha turma, foi assim que fiquei sabendo” completa a aluna Alana Beatriz da 5ª série.

Os alunos em sua maioria não têm muito interesse por informação, suas preferências ainda são: Orkut, MSN, Games e sites de entretenimento. A maior esperança do colégio é que com a chegada de novas tecnologias o quadro de alunos do ensino público com acesso à informação cresça cada vez mais, independente de cor ou quase social.

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