segunda-feira, agosto 04, 2008

O impacto tecnológico na sociedade

As novas tecnologias da informação e da comunicação interfere nas estruturas sociais modificando a base da sociedade. Esta passou a fazer parte de um mundo com ampla concorrência, exigindo capacitação e adaptação no mundo tecnológico, ou seja, a necessidade de se adequar às novas tecnologias que são fundamentais para a sobrevivência econômica mundial.
O que inviabiliza parte desse processo de tranformação é o alto custo financeiro, pois é preciso investir na troca dos aparelhos tecnológicos , por esse motivo, algumas empresas acabam optando pelo uso de determinada tecnologia o que pode trazer significativas alterações no que se refere a uma posição econômica de mercado. Não se pode avaliar o impacto dessas transformações na sociedade, pois é imensa as mudanças causadas pela tecnologia, mas é sem dúvida indispensável conhecer as novidades que ela nos apresenta, pois é uma exigência da própria sociedade.

Era da Informação

A busca por conhecimento aumentou com a elevação do nível tecnológico que temos atualmente. As informações, sobre todo tipo de assunto, são geradas a cada minuto. Podemos ter acesso a notícias em qualquer lugar que estivermos. Esse fato nos torna dependentes da tecnologia, afinal é ela a grande responsável pela comodidade de recepção de conhecimento. mas a era da informação não é só isso.
Nela, as organizações necessitam adotar determinadas tecnologias(principalmente a de informação) para poder manter-se na concorrência. Porém é aí que ocorre o aprisionamento tecnológico, quando é necessário trocar essa tecnologia por outra superior.Os custos de troca podem ser altos. Mas podem ser diminuídos dependendo, é claro, do poder de percepção da organização.

Era da Informação

Nas ultimas três décadas, foi, e ainda é possível observar o avanço da tecnologia e consequentemente das tecnologias da informação, principalmente após o surgimento da internet. Vivemos em uma sociedade cada vez mais dependente de informação e conhecimento, estamos na Era da Informação. O avanço tecnológico trouxe consigo a internet e uma carga de informações cada vez maior. É certo que o uso da internet trouxe consigo benefícios, como a interatividade o crescente acesso a informação. Porém é necessário pensar nos aspectos prejudicais desse advento, como a chuva de informações que é despejada sobre o usuário dessas tecnologias, que muitas vezes não sabe processar de forma produtiva tudo o que recebe. Não podemos esquecer também a desigualdade que cresce a cada dia entre os indivíduos que tem acesso a internet e os que não tem, as pessoas que acesso as tecnologias de informação cada vez mais se beneficiam, e os que não tem acesso de certa forma isolam-se. E é claro, as empresas que vivem um aprisionamento tecnológico. Vivemos em uma estrutura social, econômica e cultural extremamente dependente das tecnologias de informação, cuja base são a informação e o conhecimento,mundo em que as pessoas precisam se adaptar ao desenvolvimento tecnológico.

As Novas Tecnologias

A expansão de novas tecnologias de informação tem ocasionado mudanças na economia global, gerando outros padrões de competitividade, onde mudar e inovar sempre mais rápido é a condição de subsistência para empresas. A absorção e utilização dessas tecnologias seriam as responsáveis pela maior racionalidade e flexibilidade dos processos produtivos.
O novo modelo de economia e a atual organização empresarial em uma rede global exigem o domínio e a transformação de informação em conhecimento, agora fator essencial em todas as etapas de produção.
Para Castells, o processo atual de transformação tecnológica expande-se por causa da capacidade de criar uma interface entre os campos tecnológicos, frente a uma linguagem digital comum, onde a informação é gerada, armazenada, processada e transmitida.

Era da Informação

Hoje em dia vivemos em uma sociedade voltada a modernização. A informação de momento e o avanço da tecnologia contribuíram muito para essa nova era. A "disparada" tecnológica trouxe vários benefícios e tristezas também, pois o mercado de trabalho diminuiu para a sociedade que não tem acesso a tecnologia, conseqüência do alto número de desempregados no Brasil. A tecnologia traz um aprisionamento, pois você se vê na nessecidade de adquirir tal produto e saber manusear e trabalhar com ele. Esse aprisionamento acontece de maneira que a pessoa não tem para onde correr.

A Era da Comunicação

Como tudo na vida evolui, a informação não ficaria para trás. No século XX a informação deu um grande salto e a tecnologia foi à causadora disso.
Hoje é muito mais cômodo se informar, tem várias formas de se informar, são muitos os meios de comunicação: TV, rádio, Internet que você pode acessar de qualquer lugar até mesmo de um celular.
Uma outra vertente da informação são os programas de mensagem instantânea, mais conhecido como MSN, que já existe há alguns anos e continua fazendo um grande sucesso com os internautas.
Esta evolução causa uma comodidade, e a tendência é só se acomodar mais e mais, as pessoas estão virando prisioneiras destas tecnologias, e cada vez que passam, elas sempre irão ficar sempre querer os aparelhos mais avançados.
Penso que a tecnologia da informação é muito bom, devemos aproveitar essa facilidade, tomando cuidados com as informações para não serem erradas e não acabarmos passando as para frente. Já que se tem tanta facilidade por que de não usufruir? Vamos nos informar.

Era da Informação

Certamente se fizéssemos uma pesquisa no Brasil, ou em qualquer outro país no mundo, para obtermos opiniões sobre a tecnologia, verificaríamos que a maioria das respostas seriam favoráveis e de apoio de outras mais. Entretanto, se elaborássemos e dispuséssemos, paralelamente, um levantamento de todas as perdas diretamente ligadas aos avanços tecnológicos, teríamos, talvez, opiniões divergentes.
Esquecemos que grande parte da tecnologia foi criada para fins escusos e de destruição. É, destruição. Foi assim nas grandes guerras combatidas ou mesmo naquelas que ficaram somente nos discursos e ameaças.
O mundo mudou. As relações e valores foram reformulados, ao mesmo passo dos avanços tecnológicos. Globalização foi o nome dado a estas transformações, tendo como base a Era da Informação, cujas ferramentas tecnológicas se tornaram extensões de nossas mãos, pés, orelhas, e as distâncias foram relativisadas. Isto mesmo. Hoje posso interagir com minha amiga Karima, que mora na França, e para isso basta um computador ligado à rede mundial, internet.
Enfim. O meu objetivo não é questionar a validade ou a aceitabilidade das tecnologias, mas sim, verificar se essa "maravilha" está distribuída igualmente a todas as camadas étnicas e sociais do mundo.
Como eu disse o mundo mudou, e aqueles que se preocuparam em desenvolver armas mais eficientes para a destruição em massa continuam sendo os grandes responsáveis por grande parte da produção tecnológica. Entretanto, agora, o poder não está só relacionado com o poderio bélico, mas também com a capacidade de informar. Mas quem são e onde estão os principais veículos de informação?
Estão na parte norte do planeta com toda a tecnologia concentrada em seus centros de desenvolvimento. Ah. Devo mencionar que os poderosos mantêm os países marginalizados como fontes de matérias-primas ou se instalam como parasitas até sugarem todos os recursos naturais disponíveis.
Se a Era da Informação surgiu para que pudéssemos democratizar as oportunidades, isso não aconteceu. Serviram só para alagar a desigualdade social.

Informação x Absorção

O século XX é marcado por diversas transformações, principalmente no que se diz respeito à informação. A partir do aumento e do avanço tecnológico, fica cada vez mais propício o acesso a todo tipo de informação em diversos meios de comunicação. Isto faz com que o ser humano tenha disponível uma grande quantidade de dados, no entanto, faz-se impossível o processamento de todos eles. A televisão, o rádio, os jornais e a internet lançam a todo momento informações que abrangem diversos assuntos, temas que muitas vezes não fazem parte da rotina das pessoas. Assim, o ser humano acaba por absorver aquilo que está de acordo com a sua necessidade, que está presente de uma forma mais simples e eficaz e que de alguma forma possa contribuir no seu cotidiano. Com essa demanda explosiva, a notícia perde o sentido, até porque com o fácil acesso divulgam-se, principalmente na internet, dados incorretos que acabam sendo vistos por milhares de pessoas e estas tornam-se mal informadas. Acredito que as descobertas da tecnologia são válidas para o crescimento e expansão da informação, no entanto, faz-se necessário o filtro de cada uma delas.

A Desestruturação das Relações Humanas

Segundo os estudiosos da Era Tecnológica, pode-se observar diversas teorias que buscam traçar um estereótipo para o Homem do 3º milênio. Como são priorizadas suas atividades virtuais e laborais dentro de uma rotina já habitual? Bom, analisando o aspecto psicológico do comportamento humano, a atual sociedade é sedentária e ociosa. Das crianças aos idosos, podem ser constatadas atitudes de egoísmo e de tensão diária.A era dos excessos. Juventude doente no sentido literal da palavra. Uma nação que constrói sua história sem aprender a ler. Como se insere uma população no mundo virtual se a mesma não recebe a educação básica nas escolas. Ao invés de utilizarem seu computador para abranger seus conhecimentos, vai se interar somente do entretenimento, como “orkut” e “msn”, se expondo aos perigos da web. Devemos observar também no índice de pedofilia que vêm aumentando nos últimos 10 anos. Pois não existe mais vigilância interna por parte dos pais. Estamos expostos à informação e à contra-informação.

Era da Informação.

A tecnologia vem se classificando a cada século, sendo que os três últimos foram os mais marcantes. O século XVIII foi a era dos grandes sistemas mecânicos, o XIX já foi marcado pela máquina a vapor e por fim o século XX, que é denominado como a era da informação. Todas as pessoas estão acompanhando o avanço rápido da tenologia, sem saber muito bem até onde ela poderá chegar. Mas a sociedade está cada vez mais presa a esse avanço, pois ela necessita de coisas mais rápidas e mais eficientes devido ao seu tempo que fica cada vez mais escasso. Precisa-se de respostas imediatas.
As pessoas estão tendo que se adaptar ao grande número de informações que recebe, mas não se tornando um ser associável, que vive em um mundo fechado pelo motivo de que pela internet se encontra tudo o que precisa, criando um pensamento de que não necessita de mais ninguém. O que deve ser feito, é tirar um grande proveito desses avanços, coletar e processar apenas as informações que lhe forem necessárias para o cotidiano, não ficando sobrecarregado, e as vezes até saturado, uma vez que é impossível o ser humano conseguir digerir esse avalanche de informações que chegam a todo momento e por todos os lugares.

A Era da Informação

Vivemos em um período onde a informação possui um alto valor. Desde o advento do computador, milhares de pessoas buscam se informar através de um simples clique. A comodidade de se informar a qualquer momento, e em qualquer lugar, conquistou o mundo. Podemos dizer que, atualmente, a informação vem ao nosso encontro. Mas será que isso ocorre com toda a população?
Informação é sinônimo de Conhecimento. Logo, todas as pessoas bem informadas terão conhecimentos sobre variados temas. Bom, ao menos é o que deveria ocorrer. Com a facilidade de acesso à informação, a quantidade de notícias produzidas é um fator preocupante. Poucas pessoas sabem o que realmente precisam saber. O excesso do conteúdo da informação faz com que o receptor talvez não entenda qual o verdadeiro sentido que a notícia venha trazer.
Talvez, com o passar do tempo, isso melhore, embora eu não acredite nesta hipótese. As chamadas tecnologias da informação estão crescendo, e conseqüentemente o acesso a elas também irá crescer. Pessoas sem muita formação irão se confundir com a quantidade de conhecimento que estará sendo gerado, e poucos saberão o que fazer com ele. Como nem tudo tem seu lado bom, acredito que este seja o lado obscuro da informação.

ERA DA INFORMAÇÃO

Empresas que atuam com processos de criação, seleção e avaliação, gerenciamento, preservação e políticas de direitos, exigem do profissional maior capacidade para solucionar problemas ligados a informação, o mercado de trabalho pede profissionais especializados na área. É necessário maior conhecimento e habilidade do gestor para um maior desempenho profissional e operacional destes dentro dos mecanismos de informação das empresas.
O processo de aprisionamento cada vez inevitável pelo fato da dependência das tecnologias de informação existentes que muitas das vezes se instaura e se desenvolve quase que imperceptivelmente, se inicia com a adoção de determinada tecnologia, e através da incompatibilidade com outros fornecedores no mercado a troca acaba por causar altos custos.

A exigente era da informação

Denominada como Era da Informação, o século XX foi marcado por uma rapidez evolutiva de informação, que chega a chocar com a velocidade da luz, dados e tecnologia andam juntos e se fazem útil no cotidiano. Com isso o alto nível de troca cada vez mais exigente por produtos de última geração que detém de um teor de informação mais veloz e mais eficaz, se torna cada vez mais comum. " A atual revolução é que a centralidade de conhecimentos e de informação, em um ciclo de realimentação cumulativo entre a inovação e seu uso", de acordo com Manuel Castells.
A gestão da informação tende a correr risco de reracidade com toda essa rapidez na transição do emissor para o receptor, ou seja, noticias não apurados de forma devida, são publicadas ou informadas ao recptor sem a certeza do fato, isso cabe ao profissional que emite a informação ser ético e criterioso para não perder a credibilidade tão valiosa para um profissional da comunicação como os jornalistas.

As revoluções fazem parte da história humana

O ser humano em toda a sua história já passou por diversas revoluções e na atualidade o que vivemos não é diferente. Agora passamos por uma revolução tecnológica voltada para o avanço da informação onde se atribui grande poder a quem a possui. As novas tecnologias da informação buscam a satisfação das necessidades humanas e até transformam as relações, não só as sociais, mas também as políticas e econômicas.
Essas inovações nos trazem várias facilidades tais como, o acesso de um grande volume de informações em pouco tempo e a convergência de vários tipos de informações em um só meio. Com todos esses recursos ao nosso alcance fica difícil não ser prisioneiro da tecnologia, ainda mais vivendo em uma era da informação, mas vale lembrar que devemos ter controle de nossas próprias vidas para que as próximas revoluções não sejam realizadas somente por máquinas.

A Era do Informacionalismo

O informacionalismo visa o desenvolvimento tecnológico, ou seja, a acumulação de conhecimentos e maiores níveis de complexidade do processamento da informação. É a constante busca por conhecimento.
Na era em que vivemos, a convergência de tecnologias torna o sistema integrado, facilitando a comunicação. A informação torna-se um objeto, que passa a ser a mesma aqui e do outro lado do mundo, portanto há também a integração dos meios de comunicação.
Os profissionais de comunicação, são obrigados a entrar nesse mundo on-line, onde está conectado 24 horas por dia é uma obrigação. A sociedade contemporânea valoriza comportamentos que praticamente excluem qualquer possibilidade de cultivo de relações éticas.
É fácil verificar que o desejo obsessivo na obtenção, possessão e consumo da maior quantidade possível de bens materiais é o valor central da nova ordem estabelecida no mundo e que o prestígio social é concedido para quem consegue esses bens. O conhecimento na era da informação é de livre acesso. Quanto mais pudermos obter informações, mais seremos valorizados.

Aprisionamento tecnológico

Na era tecnológica da informação, vivemos em um processo constante de mudanças, sofremos um processo de dependência, um aprisionamento tecnológico. A tecnologia hoje é tão presente em nossas vidas que, ao passar do tempo precisamos de tecnologias mais avançadas, para assim substituir as tecnologias antigas, que com o passar do tempo sofrem um desgaste, reduzindo o seu valor de troca.
O processo de aprisionamento provém da seleção de uma marca, e para a troca de outra marca sofremos uma resistência à uma nova, passando por um momento de adaptação, desenvolvendo-se assim uma preferência.
A dependência de informações é tamanha que reflete no fortalecimento da competitividade de marcas, que recorrem a tecnologia agregando uma diversidade de fatores, nos aprisionando ainda mais. Portanto, este aprisionamento pode ser controlado, tendo como principal ponto o compromisso na compra de equipamentos de qualidade, que sua sua vez, mostrará ao londo do tempo por meio de avaliações que este aprisionamento possa vir a ser prejudicial.

Sociedade em transição

A Era do Informacionalismo chegou e com ela um novo padrão de criação, armazenamento e difusão de informações que transformou a sociedade comum numa sociedade informacional, baseada não mais no conhecimento voltado aos processos de produções de mercadorias, mais sim , segundo Manuel Castells, “sobre o próprio conhecimento, gerando níveis cada vez maiores de conhecimento e de complexidade no processamento de informação”, tudo isso graças às novas tecnologias da informação.
Partindo para um campo mais profissional , essa “nova sociedade” está expandindo o mercado de trabalho e disponibilizando mais espaço para profissionais voltados a área de Gestão da Informação, que exige do profissional um amplo conhecimento inerentes a profissão, tal qual sobre o Aprisionamento Tecnológico.
A troca de uma tecnologia antiga por uma mais recente faz-se necessária, o gestor da informação deve por sua vez analisar as perdas e os benefícios, identificando possíveis custos, daí o nome Aprisionamento Tecnológico. A questão é : será que vale a pena trocar a antiga tecnologia ?