segunda-feira, setembro 01, 2008

Que saudade da “Geração Coca-Cola”!


Plebe Rude, Capital inicial e Legião Urbana

No início dos anos 80 surgiu em Brasília a chamada “Geração Coca-Cola” liderada por bandas como Legião Urbana, Plebe Rude e Capital inicial. O movimento de influências Punk, nasceu da vontade de tornar a capital federal menos monótona e também como uma forma de expressar a rebeldia da juventude contrária a ditadura .Os pequenos festivais com estruturas precárias cresceu e ganhou o Brasil, dando o “título” de capital do rock para Brasília.

Quase 30 anos se passaram e Brasília ainda sustenta o “título” de capital do rock, porém os tempos são outros, o que vemos agora na capital federal é uma enxurrada de bandas covers de “quinta” tomando espaço das bandas autorais e produtores de shows mercenários querendo apenas lucros em cima das bandas. Movimentos como o dos anos 80 não existem mais e sim um monte de “panelinhas” fechadas em seus “pequenos universos”.

Parece que está na hora de cantarmos novamente os refrões de músicas como “Que País é Esse?” da Legião Urbana, “Até Quando Esperar” da Plebe Rude ou “Música Urbana” do Capital Inicial, pois enquanto na “Geração Coca-Cola” se cantavam canções contra as desigualdades sociais e um sistema político totalitário que governava nosso país, hoje vemos uma maioria esmagadora de “artistas” que preferem fazer lixo comercial do que música realmente revolucionária.

Sociedade contemporânea


A tecnologia está diretamente relacionada ao desenvolvimento social, e mesmo aqueles que estão posicionados no quadro de analfabetismo tecnológico participam desse processo de forma indireta, isso acontece devido aos trâmites interligados ao comércio e instituições, como bancos e órgãos governamentais, os quais todos utilizam os meios tecnológicos. Por este motivo a tecnologia está sendo implantada nas instituições de ensino público com o objetivo de inserir os alunos no novo modelo de sociedade.
Com o desenvolvimento da tecnologia, surgem vários equipamentos de informação e o que se pode observar é a convergência dos aparelhos onde as mídias são transmitidas por um único canal. A maneira como todo este processo está se disseminando, causa muita discussão entre os estudiosos que antes afirmavam existir uma população massificada, hoje há um grande questionamento onde teórico reforçam que a massa ainda existe, mas não é mais atomizada, ou seja, a sociedade de massa ainda está presente, porém em um novo contexto.

Situação Crítica no México

O México hoje passa por muitos problemas e os principais são a prostituição infantil e o tráfico de drogas. Políticas de ajuda ao país incluem equipes para vigiar todo tipo de comunicação e radares para detectar o contrabando de drogas. Já no caso da prostituição, a meta é montar vigilância nas áreas de fronteira, nas grandes cidades e em praias.
A polícia mexicana está comprometida no combate aos cartéis de turismo sexual, pois não é só o abuso às crianças que preocupa o governo, mas como os jovens entram facilmente no tráfico vendendo drogas colocadas em frascos de perfume, como explica o agente Luís Fernando de La Vega.
O país latino é considerado o ponto de passagem da droga proveniente da América Central e da América do Sul. A violência gerada por disputas entre grupos, na maioria donos de boates, ocasionou só este ano a morte de mais de mil pessoas. “O alarmante é saber que as mortes só acontecem durante o fim de semana e os cadáveres ainda são jogados no oceano”, revela o porta-voz da embaixada mexicana no Brasil.

A era das Mulheres fruta



Depois da fase de dançarinas de axé, Carla Perez, Déborah Brasil, Sheila Carvalho, Sheila melo veio a fase da Tiazinha, Feiticeira, Enfermeira, Bandida e Lacraia e nunca se ouviu falar tanto em fruta como agora.
Tem fruta para todos os gostos, Andressa Soares como Mulher Melancia, Daiane Cristina como Mulher Jaca, Ellen Cardoso como Mulher Moranguinho, Gracy Kelly como Mulher Maçã, Renata Frisson como mulher melão e Pablo como “Mulher” Banana um travesti de 19 anos que também entrou nessa salada.
Afinal das contas isso é só aqueles famosos 15 minutinhos de fama, pode até ser que vire algumas horas, mas lembrando frutas apodrecem rapidinho e quando apodrecer o que irão fazer? Será se vale tudo pela fama?
Infelizmente é isso que o Brasil gosta, de mulheres que mostram peitos e bundas para serem famosas, uma verdadeira salada de vulgaridade.

Crianças mexicanas ensinam como valorizar a saúde

Durante o mês de setembro, um grupo de 25 crianças do México vai ensinar músicas típicas e práticas de esporte para crianças e jovens brasilienses. Elas vão percorrer dez escolas públicas de Brasília, três vezes por semana, com oficinas de brinquedos, atividades teóricas e práticas, além noções da história do México.
Por meio da música, dança e do esporte, os pequenos mexicanos ensinam como manter a boa forma e valorizar a saúde. “Todos podem ver que na infância se aprende a conservar a saúde”, explica Juan Pablo Hernandes, 11 anos, um dos professores mirins de salsa, lambada e brincadeiras.
Educação ambiental
No mês de dezembro, durante as férias, o grupo vai continuar esse trabalho, mas voltado ao meio ambiente. A preocupação dos mexicanos é com a escassez de água e com a poluição da vegetação.
“Conseguimos praticar atividades de preservação do cerrado com reciclagem e oferecemos apostilas para conscientização e mobilização dos alunos”, afirma a professora Guadalupe das Neves, monitora que acompanha o trabalho das crianças mexicanas.

Comportamento inconseqüente gera notícias sem conteúdo



Escândalos, mulheres bêbadas, sujas, sem dentes, sem roupa, sem moral e vergonha, essa é a realidade das jovens celebridades de hoje em dia. Um exemplo desse tipo de comportamento é a cantora, de 23 anos, Amy Winehouse, que já foi internada várias e várias vezes em clínicas de reabilitação em estado crítico, totalmente transtornada e, no entanto, continua cantando: “Eles querem me levar para a reabilitação, mas eu não vou, não vou, não vou”.
O interessante é que o que deveria servir como mau exemplo de conduta para os jovens, parece incentivar cada vez mais adolescentes a começarem a beber mais cedo, a se drogarem e agirem de forma inconseqüente.
Outro fato revoltante é a importância que a mídia dá a esse tipo de notícia, todos os dias pessoas são seqüestradas, assaltadas, mortas de forma brutal, ou vemos grandes histórias de vitória e luta, mas, entretanto o que vemos em destaque é o dente da Amy Winehouse nas calçadas de Los Angeles.

BALÕES PROVOCAM QUEIMADAS

O cerrado sofre com as queimadas provocadas pela queda dos balões neste período do ano

O período de junho, julho e agosto, no cerrado são caracterizados como meses de seca e baixa umidade do ar, chegando a 16%. Tornando assim a vegetação mais vulnerável aos agentes naturais, como o fogo provocado pela queda de balões, devido a alta estação de campeonatos de balonismo.
O presidente da Federação de Balonistas, Antúlio Cardoso, afirma que “ a maior incidência de incêndios está correlacionado a fatores ambientais”. Em contra partida, “ o meio ambiente responde de forma trágica a estes acidentes ambientais”, relata o biólogo Fabiano Cortês, que lidera uma pesquisa pela Universidade de Campinas-UniCamp, sobre os danos causados pelas queimadas no cerrado. A saúde da população, bem como a fauna e flora são afetadas. “As medidas de combate a serem tomadas muitas vezes são paliativas e sintomáticas” confessou o bombeiro florestal Ivan Medeiros.
Ameaça

Em síntese, o cerrado poderia estar salvo se não fossem a imprudência humana aliada a falta de medidas preventivas. A segunda maior biodiversidade, por metro quadrado, do país pode estar ameaçada de extinção.

Quebra de recorde acaba em catástrofe


Mudanças climáticas provocaram um grande desastre na festa do balonismo na região de Fernando de Noronha


No último fim de semana um grupo de pessoas se reuniu em Fernando de Noronha para a prática de balonismo, uma atividade comum que acontece em todas as primaveras no arquipélago. Tudo ocorria normalmente até que o padre, Adelir de Carli, 41 anos, na tentativa de quebrar o recorde mundial sobrevoando uma área de aproximadamente 1000 (um mil) quilômetros, atado à balões de ar comprimido, sumiu em meio as nuvens causando um grande alvoroço.
O que era para ser festa acabou em tragédia, milhar de pessoas acompanhavam a festa em clima de descontração e muita música, até que foram tomados por sentimentos de pavor e pânico ante a situação, acompanhavam de longe os momentos de agonia do padre que passava algumas informações por meio de aparelho GPS, que logo chegando a certa altitude não mais funcionou.
A Policia Federal intensificou as buscas para encontrar o padre, mas não obteve êxito. O cantor, Djavan, que estava participando da festa afirmou que a atitude do padre foi um tanto quanto desastrosa, pois não avaliou a velocidade do vento quando este alcançasse certa altitude.
Sendo assim resta-nos esperar pelos resultados das buscas e que isso gere um alerta para população, pois nem sempre as coisas saem como desejamos.