sexta-feira, agosto 15, 2008

Inclusão digital nas escolas de Taguatinga


O DF Digital está implantado em várias escolas da rede pública de ensino, o programa no Centro de Ensino Fundamental 08 de Taguatinga Norte já está em andamento, na segunda quinzena do mês de agosto, estará iniciando uma nova turma do curso.

No dia 07 de Agosto às 15:00, a responsável pelo programa do CEF 08 estava de atestado médico, uma das coordenadoras da escola, não quis prestar informações alegando que o programa não fazia parte das suas responsabilidades, afirmou "Não posso dizer nada sobre o que eu não conheço".

Na segunda feira, dia 11 de Agosto fiz contato telefônico com a coordenadora da escola a Senhora Vanir, a mesma informou que a Senhora Edite, a coordenadora do programa, não estava trabalhando durante aquela semana e que não haveriam aulas, apesar de já ter turmas formadas para o ínicio das aulas na semana seguinte. Infelizmente não conseguimos maiores informações sobre o programa, visto que a direção da escola não autorizou que os professores fossem entrevistados.

Inclusão digital ainda não é para todos

S.
Embora Brasília seja a capital brasileira com a maior porcentagem de pessoas que acessam a internet, algumas escolas públicas do DF ainda não entraram na era da Inclusão Digital. O índice de informatização nas escolas aumentaram consideravelmente. Porém, em muitas delas, há o laboratório de informática, mas ele não é usado com frequência. Tirando o fato de geralmente não haver professor qualificado para dar as orientações necessárias. Não basta instalar computadores em escolas públicas. É preciso capacitar o professor para que ele use a ferramenta digital na sua aula.
Mas o que dizer de escolas que ainda nem possuem um laboratório de informática? Esse é o caso da Escola Classe 01 de Taguatinga. Lá, as crianças não êm como aprender a usar o computador e eles nem podem ter esperanças por enquanto. O processo de inclusão digital ainda não alcançou esta escola, e não há data prevista para que isso aconteça.

Inclusão digital como referência em Taguatinga

A inclusão digital no Centro Educacional 02 (Centrão), é referência na cidade de Taguatinga. Independente das dificuldades, os alunos se esforçam para aprender a usar o computador. As atividades, além de promover o contato dos jovens com a tecnologia, ajudam no desenvolvimento profissional.
A função da informática na escola é complementar o trabalho feito em sala de aula. Por isso, diversos projetos são executados no laboratório. As turmas não poupam criatividade. Uma das iniciativas foi o Projeto Currículo Pedagógico, que possibilitou aos alunos fazerem o próprio currículo no computador, com foto e informações significativas para que no futuro, já possuam o conhecimento necessário. "Tínhamos alunos que não tinham noção de como era ligar o computador e muito menos de como usar os softwares", comenta Mônica Alves, professora de informática da escola.
A aluna Natália Borges,16 anos, do 1º ano, diz que aprender a digitar textos e usar programas de webdesigners, contribuirá para sua formação após a escola. O laboratório da escola é bem equipado e atende a cerca de 100 pessoas por dia, com monitores sempre a disposição.
O laboratório do Centrão de Taguatinga foi implantado há três anos. A escola foi escolhida pelo MEC para integrar o Programa de Informática. Recebeu 30 computadores, impressoras, assistência técnica e capacitação para os profissionais. "Essa inclusão digital é muito importante. O aluno vê os amigos falando de computador e fica feliz por também fazer parte deste mundo", comemora Keila Torres, que também é professora de informática
.