segunda-feira, agosto 25, 2008

Ainda há solução para o mundo?

O orkut é uma rede social filiada ao google, criada em 24 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos.
As comunidades nada mais são do que fóruns modificados, com o diferencial de que sua estrutura foi planejada para facilitar o uso. Assim, qualquer pessoa pode aprender a lidar com os recursos de uma comunidade com relativa facilidade. É esse um dos possíveis motivos do sucesso que é o Orkut hoje.
A Comunidade O que está havendo com o mundo? é um grande exemplo de que não existem apenas comunidades fúteis, existem também comunidades interessantes que englobam vários assuntos da atualidade, assuntos que causam uma grande repercussão. Essa comunidade foi ciada em 28 de junho de 2004, e hoje possui 821.635 usuários. Ela foi feita para pessoas que questionam o que está havendo no mundo devido à tamanha desigualdade social. Pessoas que ficam se perguntando, se ainda existe algum respeito pelo Meio Ambiente, se essa desigualdade um dia terá um fim. Enfim, os usuários podem debater, propor soluções, questionar, colocar nossas dúvidas e críticas sobre a situação do mundo.
É muito fácil sentar em uma mesa de bar, beber uma cerveja e dizer que os ricos detêm todo o poder e riqueza do mundo, que os políticos são ladrões, que os policiais são todos corruptos... O difícil é perguntar o por que de tudo isso e começar a fazer alguma coisa... Sair da rotina, parar de se conformar com as coisas que acontecem ao nosso redor e agir, ESSE É O OBJETIVO DA COMUNIDADE...
O orkut é uma arma poderosa, pode “destruir” sua vida, te encher de coisas banais, como também pode lhe ajudar de várias maneiras, conhecendo pessoas que gostam de discutir o mesmo assunto que você, tudo depende da maneira como você o ultiliza.

Expor-se ou não expor-se... eis a questão!

Por muitas vezes nós tentamos reproduzir um espelho do que vem a ser... O nosso eu interior no mundo virtual. Acredita que não? Temos o exemplo do orkut, site de relacionamentos e reflexão da interatividade do meio virtual e real da vida de cada pessoa. Uma espécie de agenda eletrônica que busca aproximar as pessoas. Pessoa de interesses comuns. Um excelente exemplo disso é a utilização de comunidades para agrupar pessoas com um mesmo hábito ou gosto, seja pela música, teatro ou pelas chamadas modinhas. Um exemplo berrante desta mania da web é a comunidade, “bonzinho só se fode”, que retrata uma expressão de desânimo diante da vida e de uma suposta postura moral. Através da internet a pessoa expressa suas aflições e expectativas, e consiste nisso o poder de sedução por parte da máquina e do meio virtual para com o indivíduo solitário de nossa sociedade. Agora, depende de cada indivíduo como vai utilizar destas ferramentas do século XXI, pois afinal de contas, existem pessoas que se reúnem para compartilhar seus hábitos pedófilos. Recriando assim no meio virtual, o caos urbano que se vive em dias em que há tráfico de órgão e pedofilia. A internet é para abranger os limites da consciência uma a realização de determinados crimes? A reflexão é sua!

Acessem Vergonha na Cara


Criada há pouco mais de um ano e meio, a comunidade Partido Vergonha na Cara é um espaço cibernético onde as pessoas podem discutir o atual contexto político do país. O PVC, como é conhecido por seus integrantes, faz parte do sitio de relacionamentos Orkut. Apesar de ser um ciberespaço de debate político, a moderadora, Chris Couto, explica: “é uma comunidade que não defende nenhum partido, nem de direita e nem de esquerda, defende a ética política”.

Os partidários do vergonha na cara uniram-se para iniciar uma mobilização dentro da rede mundial. Lá, eles promovem fóruns de debates, comentam as ações do judiciário, executivo e legislativo e exigem ética e justiça da parte dos juristas e políticos. “Basicamente o que discutimos, e que o queremos lá, (na comunidade) é ética, justiça e vergonha na cara daqueles que representam os brasileiros nos três poderes. É isso que queremos e o que exigimos”, defende Chris.

E na rede

Tem-se tornado cada vez mais comum utilizar a internet como espaços de discusão entre pessoas que compartilham de um mesmo ideal, e assim faz os internautas que participam do PVC. “Nós estaremos nos levantando e mobilizando fortemente as pessoas pela internet, que hoje é um espaço de grande poder. Pois, a Internet está ajudando a acabar com o estado letárgico nacional”, reforça a moderadora da comunidade.