segunda-feira, setembro 01, 2008

Que saudade da “Geração Coca-Cola”!


Plebe Rude, Capital inicial e Legião Urbana

No início dos anos 80 surgiu em Brasília a chamada “Geração Coca-Cola” liderada por bandas como Legião Urbana, Plebe Rude e Capital inicial. O movimento de influências Punk, nasceu da vontade de tornar a capital federal menos monótona e também como uma forma de expressar a rebeldia da juventude contrária a ditadura .Os pequenos festivais com estruturas precárias cresceu e ganhou o Brasil, dando o “título” de capital do rock para Brasília.

Quase 30 anos se passaram e Brasília ainda sustenta o “título” de capital do rock, porém os tempos são outros, o que vemos agora na capital federal é uma enxurrada de bandas covers de “quinta” tomando espaço das bandas autorais e produtores de shows mercenários querendo apenas lucros em cima das bandas. Movimentos como o dos anos 80 não existem mais e sim um monte de “panelinhas” fechadas em seus “pequenos universos”.

Parece que está na hora de cantarmos novamente os refrões de músicas como “Que País é Esse?” da Legião Urbana, “Até Quando Esperar” da Plebe Rude ou “Música Urbana” do Capital Inicial, pois enquanto na “Geração Coca-Cola” se cantavam canções contra as desigualdades sociais e um sistema político totalitário que governava nosso país, hoje vemos uma maioria esmagadora de “artistas” que preferem fazer lixo comercial do que música realmente revolucionária.

Nenhum comentário: