Com o crescimento e a expansão das tecnologias da informação na sociedade atual surgem as conseqüências provenientes das transformações e inovações tecnológicas. As organizações empresariais sofrem diversos impactos com a padronização feita por fornecedores das tecnologias no mercado e com o alto custo das substituições das tecnologias.
O “imperialismo tecnológico” e a globalização têm afetado o dinamismo social com o crescimento do desemprego, exclusão social e “digital”, forte competitividade e a desigualdade social. O desenvolvimento das novas técnicas causa, principalmente nos países mais pobres, um abismo socioeconômico, tecnológico e cultural, com características que se tornam mais acentuadas, como a instabilidade social e a concentração do patrimônio de renda para uma minoria.
As competições entre organizações privadas e públicas geram uma mobilização para a adaptação, atualização e o aperfeiçoamento em diversos setores de trabalho. Quando existe substituição ou extinção de tecnologia, os profissionais da informação dependentes dela têm dificuldade para se manter e se modificar, pois precisam se adaptar às exigências do mercado e lidar com o gerenciamento e controle dos conteúdos criados, manipulados e divulgados aos públicos heterogêneos, com a revisão de profissionais competentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário